5 dicas para escolher o material para a sua obra

Confira algumas soluções úteis na hora de escolher o material para a sua obra.

O planejamento de uma obra oferece uma série de desafios, entre eles a escolha do material, afinal, existem diversos aspectos que devem ser considerados, como valores, logística, qualidade, mão de obra, dentre outras questões.

Se você está encontrando alguma dificuldade na hora de escolher o material para sua obra, ou não sabe sequer por onde começar, confira abaixo algumas dicas que podem te auxiliar neste processo:

1 – Crie uma lista do que é necessário

A primeira etapa é criar uma lista do que será necessário em relação ao material para sua obra, abordando as instalações da rede elétrica, areia e cimento, tintas, porcelanatos e revestimentos, além de tudo que for necessário.

2 – Vá muito além dos custos e preço

Ainda que os valores sejam relevantes, esse fator não deve ser o aspecto mais preponderante na hora de escolher o material, considere também questões como durabilidade, rendimento e qualidade. Por exemplo, investir e uma tinta barata pode implicar na necessidade de uma ou duas demandas a mais.

3 – Analise a vida útil de cada material

Os materiais utilizados em uma obra apresentam um ciclo de vida distintos, por isso, é necessário manter uma atenção na hora de escolher. Por exemplo, itens como cimento e areia não devem ser adquiridos com muita antecedência.

4 – Invista em soluções sustentáveis

Toda construção e obra gera um impacto ambiental, por menor que seja, por isso, é extremamente importante optar por soluções que minimizem essa questão, investindo em soluções naturais, ou que sejam mais sustentáveis que as usuais. Atualmente existem tijolos ecológicos, tintas ecológicas, iluminação de LED e muito mais.

5 – Pondere a estética do material

A aparência é um aspecto relevante na hora de escolher os materiais de construção, pois, além de duráveis, eles também devem conferir a estética da construção. Neste ponto, tenha em mente que adicionar etapas implica em mais gato e tempo, por isso, considere como materiais mais prático e que apresente uma redução de etapas de trabalho.