TI na Construção Civil: 5 Soluções Tecnológicas para 2023

A construção civil é um dos setores que vem embarcando na transformação digital aplicando a tecnologia da informação.

Para comprovar a importância da TI para o setor, a BTO que possui uma gestão completa de TI, preparou este artigo com informações valiosas para conhecer a importância e as principais soluções para a construção civil em 2023.

O QUE É TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO?

A tecnologia da informação é um meio técnico de processamento de informações e dados, que são gerados, armazenados e transmitidos entre a empresa, parceiros e clientes.

Em geral, podemos dizer que a TI reúne soluções tecnológicas adotadas para aumentar a eficiência de acesso, produção, transmissão e gerenciamento de dados, até softwares e aplicativos.

TI na Construção Civil: Por que é importante?

Para algumas construtoras, conectar matriz e filiais ainda é um objetivo que parece distante, mas isso abre muitas portas. Já imaginou ter informações com fácil acesso para tomar decisões rápidas? Ou poder fechar negócios através da análise de dados atualizados obtendo mais dividendos? 

A TI na construção civil é importante pois possibilita soluções para aperfeiçoar a gestão, organizar tarefas, administrar recursos, controlar estoques, melhorar a comunicação, produtividade e qualidade dos projetos que, por sua vez, melhoram os resultados dos negócios.

5 SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Com base em um levantamento realizado pela BTO através dos serviços prestados aos seus clientes do setor, foi elaborada uma lista das soluções de TI que melhoram o desempenho das construtoras no mercado:

  1. FIREWALL

Para manter a segurança e conseguir a integração entre matriz e filiais, um firewall é essencial. 

Quando devidamente configurado na rede, aplica uma camada adicional de proteção contra ataques externos, evitando tráfegos indesejados e tentativas de invasão por meio de controles de acesso internos e externos.

  1. GOVERNANÇA E LGPD

O controle da governança e a LGPD pode identificar problemas, ajustar e aplicar correções imediatamente ou com um plano compatível, limitando possíveis interrupções.

Com a implementação, é possível aumentar a maturidade em processos e identificar ferramentas que podem auxiliar em uma TI confiável, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados e aumentando a satisfação dos usuários.

  1. VIRTUALIZAÇÃO

Por que investir em muitas máquinas que ficam ociosas se é possível apostar na virtualização e atender a demanda conforme a necessidade? 

A virtualização promove a otimização dos recursos através do uso de servidores virtuais, reduzindo paradas não planejadas e garantindo a disponibilidade que o segmento de construção civil precisa.

  1. CLOUD COMPUTING

A computação em nuvem oferece soluções para reduzir custos e manter as informações sempre atualizadas, organizadas e acessíveis com backups em tempo real.

No gerenciamento de obras, a nuvem permite que todos os departamentos se comuniquem por meio de dispositivos móveis sem precisar se deslocar até o canteiro de obras ou carregar equipamentos.

Evite a perda e a exposição de dados, tornando o gerenciamento mais seguro, transparente e eficiente em todas as etapas e fluxos de trabalho.

  1. IoT (INTERNET DAS COISAS)

A tecnologia em loT permite que diferentes “coisas” como carros, máquinas, bens de consumo, dentre outros, compartilhem dados e informações através de sensores e dispositivos. 

Listamos algumas aplicações abaixo:

  • Visibilidade em tempo real em cada ponto do canteiro de obras;
  • Automatização de pedidos de materiais;
  • Validação de procedimentos de segurança do trabalho;
  • Gestão de riscos, manutenção e inventário de equipamentos;
  • Controle de produtividade e qualidade do trabalho.

 

BENEFÍCIOS DA TI NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Conheça alguns entre os diversos benefícios que as soluções de TI podem levar para a construção civil:

GESTÃO DE PROJETOS EFICIENTE

Algumas soluções permitem a organização e gestão dos dados do projeto, automatizando tarefas, gerenciando processos e alterações à medida que os projetos avançam. 

Isso significa que toda a gestão de projetos é feita de forma padronizada, ágil, eficiente e segura.

SEGURANÇA DE DADOS

Os dados gerenciados requerem cuidados e proteção, pois o risco de violação ou perda é real e pode causar sérios danos.

Implementar segurança digital significa reduzir esses riscos e garantir a proteção e disponibilidade dos dados da sua empresa.

GESTÃO DE OBRA EFICIENTE

As soluções de TI podem gerenciar estoques de materiais e etapas de trabalho com mais eficiência, substituir maquinário com defeito com flexibilidade e controlar com precisão a utilização de materiais.

Essa conexão permite que as construtoras tenham um melhor controle de cronogramas e decisões relacionadas a negociações, execução de mão de obra, contratações e estudos de viabilidade, agilizando os tempos de resposta quando surgem necessidades ou problemas.

CONCLUINDO

A cada dia, a tecnologia da informação traz novidades e entender as novas tendências permite que você aproveite as oportunidades e se diferencie do mercado com credibilidade, produtividade e qualidade.

Quer saber mais sobre as tendências de TI na construção civil em 2023? Acesse o blog da BTO para descobrir outras soluções! Clique aqui e conheça!