Incorporadora lança empreendimentos com projeto de paisagismo regenerativo

Coolab com Hype Empreendimentos

Não é de hoje que o setor da construção civil tem buscado maneiras de reduzir seu impacto no meio ambiente. A cada ano, as soluções são mais completas e tecnológicas, além de trazer outras funcionalidades. 

Um desses casos é o do paisagismo regenerativo, a qual é a técnica de projetar espaços verdes selecionando espécies com foco na regeneração ambiental, recuperação de biomas nativos e neutralização do consumo de água.

O paisagismo regenerativo representa a busca por uma relação mais saudável, convidativa e positiva entre o paisagismo e a sua interação com o meio ambiente. Através dessa técnica, arquitetos, engenheiros, paisagistas e diversos outros profissionais podem construir projetos dotados de um planejamento mais sustentável e coerente para o meio em que vivem. Para isso, eles selecionam plantas nativas, com foco em ajudar o meio ambiente, mas também exultar a beleza natural das espécies escolhidas. Ou seja, há um cuidado para escolher plantas que não vão causar danos ao solo ou às outras plantas da região, além da seleção de espécies em risco, contribuindo para sua regeneração naquela localidade e para a valorização dos espaços em que elas estão inseridas.

Também podem estar incluídas no projeto plantas, mudas frutíferas ou ornamentais, o que também ajuda a atrair espécies da fauna, como beija-flores.

A Hype Empreendimentos, uma incorporadora com 13 anos de atuação, começa a utilizar essa técnica em seus empreendimentos, graças à parceria que estabeleceu com a Bloco Base,  uma consultoria em construção sustentável, eficiência e conforto.

Bloco-Hype

O principal propósito da Hype é proporcionar experiências extraordinárias para todos aqueles com quem se relaciona – clientes, hypers e parceiros. Por isso, a incorporadora utiliza as principais técnicas do mercado em suas construções, trazendo mais conforto e segurança para os futuros moradores de seus empreendimentos.

Uma das técnicas em que a Hype investiu foi o uso do paisagismo regenerativo em seus projetos, focando em proporcionar uma experiência mais completa para os seus clientes: empreendimentos que estimulam uma relação mais saudável com a natureza, mas sem abrir mão da beleza e do conforto dos projetos.

O projeto de paisagismo regenerativo foi desenvolvido através da parceria entre Hype e Bloco Base, na qual foram desenvolvidos projetos de paisagismo regenerativo para os empreendimentos Joy City Habitat e Nest Urban Habitat.

No projeto do Joy, todas as plantas são nativas, com 23% de espécies endêmicas e 23% de espécies em risco. Estão previstas plantas como Juçara, Banana de Macaco e Pitangueiras.

No Nest, as plantas também são nativas, com 33% delas sendo endêmicas e 22% estando em risco. O projeto conta com Helicônia Papagaio, Flor de São João e Bromélia Imperial e muito mais.

Iago de Oliveira, sócio-fundador da Bloco Base, entende que, com o paisagismo regenerativo, “(…) os jardins dos edifícios – além dos atributos estéticos e de lazer – agora ganham um poder muito grande de regeneração ambiental nos centros urbanos, quando falamos na seleção de espécies nativas, endêmicas e em risco de extinção. A Hype entendeu o potencial – e a responsabilidade – que seus edifícios têm nisso: agora, além de uma experiência extraordinária para os futuros moradores, também vai acontecer uma regeneração extraordinária dos ecossistemas locais.”

Além dos projetos de paisagismo regenerativo, a Bloco Base ainda prestou consultorias para o Joy e o Nest acerca de conforto térmico e lumínico, garantindo que cada unidade receba uma quantidade ideal de luz natural e que se mantenha sempre em uma escala térmica confortável para seus moradores.