Podemos definir uma Construtech como uma startup voltada a atender necessidades da Construção Civil, dentro ou fora do canteiro de obras. Essas empresas surgiram com a proposta de modernizar o setor dando a ele produtividade, economia e uma gestão antes não vista.
Construtoras já tradicionais no mercado Brasileiro perceberam o potencial das construtechs e as vantagens para o setor apoiando e patrocinando a ideia. Dessa forma, marcas como Cyrela e Andrade Gutierrez (Ambas parceiras INTEC Brasil) colocaram o país na posição não apenas de consumidor mas desenvolvedor de tecnologias de construção civil.
Andrade Gutierrez
André Medina, Head de Inovação na Andrade Gutierrez salientou no Construdigital 2019 que a AG foi considerada a empresa mais inovadora do setor, tenho ganho o prêmio Valor Inovação 2019 graças ao seu programa de aceleração que convida pesquisadores, empresas e universidades a apresentarem soluções para aqueles que são considerados os nove desafios da construção civil:
- Agilidade na captação de mão de obra local;
- Otimização na logística de materiais;
- Redução do tempo de tratamento térmico em soldagens;
- Agilidade no lançamento de cabos em tubulações;
- Apontamento de produção em tempo real;
- Caracterização de solos otimizada;
- Compactação de solos em climas desfavoráveis;
- Canteiros sustentáveis;
- Gestão remota;
Medina cita ainda que o resultado são 9 startups aceleradas por meio do projeto.
Cyrela
Já a Cyrela pode ser chamada de pioneira pois está a mais de 15 anos investindo em tecnologia de construção dentro e forra do canteiro de obras. Nesse tempo a construtora precisou projetar, testar, adaptar e criar novos caminhos. “Inicialmente, a meta era fazer com que 40% das vendas fossem efetivadas pelo canal online, hoje 90% das vendas passam por esse canal conforme Juliano Bello, diretor financeiro da Cyrela.”
Bello explicou que os projetos se baseiam em três pilares: Foco no futuro do negócio, Mentalidade Digital e Novos mercados.
O leque é grande
Sistemas para gestão de obras, sensores para detecção de umidade no solo, drones para monitoramento de obras estão entre algumas tecnologias desenvolvidas para sanar necessidades da construção. Outras são:
- Gestão de canteiros de obra;
- Aluguel de equipamentos;
- Contratação de mão de obra;
- Compra e venda de imóveis;
- Orçamento de obras;
- Compra e gestão de suprimentos;
- Gestão do canteiro;
- Gerenciamento de resíduos;
- Segurança do trabalho;
- Maquetes interativas e modelos 3D imersivos;
- Reformas e decoração de interiores;
- Prospecção de terrenos e lotes.
Sim, a construção civil está se tornando um setor 4.0 e há espaço para todos. A máxima de que toda invenção nasce de uma necessidade nunca foi tão válida. Economia, agilidade e tudo mais o que aproximar o cliente da construtora é bem vindo.