Já pensou poder visualizar um projeto antes mesmo de ser construído? Desde já, adianto que com a realidade aumentada é totalmente possível. Bem como, pode ser usada no processo de construção aumentando a produtividade nas obras.
Neste artigo vamos explicar o que é a realidade aumentada (RA) e como ela pode ser usada na construção civil para evitar o desperdício de recursos e erros no sistema de construção.
O que é realidade aumentada?
A princípio, a realidade aumentada nada mais é que uma tecnologia que mistura elementos reais com digitais em um ambiente. Em outras palavras, ela insere projeções de conteúdo em um ambiente real, com o apoio de um dispositivo tecnológico.
Tem mais, a tecnologia de RA tem se tornado ainda mais eficaz por conta do processo de BIM (Building Information Modelling), onde você pode reunir informações e detalhes de um projeto como, a parte elétrica e hidráulica, permitindo uma visualização tridimensional da obra.
Como a realidade aumentada pode ser usada na construção civil?
Em síntese, já vimos que a RA é uma tecnologia bastante eficiente. Dessa forma, separamos três aspectos importantes sobre ela ser usada na construção civil.
1. Clientes: usando a realidade aumentada você pode levar o cliente diretamente ao local e mostrar a ele tudo sobre o projeto a ser construído naquele lugar. Ele se sentirá dentro do ambiente que ainda nem foi executado.
2. Canteiro de obras: é possível visualizar todas as camadas de materiais e instalações que, muitas vezes, são complicadas de se entender. A RA pode facilitar a compreensão do projeto, evitando erros na hora de executar.
3. Treinamento da mão de obra: é possível realizar testes ou simulações em realidade aumentada para treinar a mão de obra, como por exemplo, ensinar a efetuar algum tipo de serviço.
Por fim, vemos que a realidade aumentada é promissora ao setor da construção civil e pode gerar grandes benefícios.