Ransomware na construção civil: como mitigar riscos.

Segmento de construção civil busca otimizar suas estratégias de cibersegurança para mitigar riscos relacionados a ransomware.

Em 2022, mais de 30% das organizações do mundo todo sofreram um ataque de ransomware no qual funcionários ficaram impedidos de acessar seus arquivos e empresas perderam milhões de dólares em pagamentos de extorsão. No segmento de construção civil, os ataques cibernéticos ransomware também causam preocupação e prejuízo, levando empresas a buscar soluções para mitigar riscos. 

Construtoras e incorporadoras que já passaram por problemas de cibersegurança sabem a importância de manter seus sistemas protegidos. Vamos falar mais sobre como o segmento de construção civil pode se antecipar aos riscos de um ataque ransomware e encontrar soluções eficientes. 

Ransomware e construção civil: qual a relação? 

Cibercriminosos continuam a visar organizações de todos os tipos e tamanhos e as variantes de malware existentes continuam a ressurgir, enquanto variantes novas estão constantemente aparecendo.

Como a construção civil está cada vez mais dependente da tecnologia da informação e da automação, isso a torna suscetível a diversas ameaças relacionadas à segurança cibernética, incluindo ransomware. Alguns dos principais riscos enfrentados pela indústria de construção civil incluem:

Roubo de Dados Confidenciais: Empreiteiras e empresas de construção coletam e armazenam uma grande quantidade de dados confidenciais, como planos de projeto, informações financeiras, dados de clientes e informações de funcionários. O roubo desses dados pode resultar em perdas financeiras significativas e violações de privacidade.

Ransomware: Ataques de ransomware podem paralisar as operações de uma empresa de construção civil, bloqueando o acesso a sistemas e arquivos críticos até que um resgate seja pago. Isso pode resultar em atrasos nos projetos e custos adicionais, sem falar no impacto na reputação da construtora. 

Fraude Financeira: A construção civil envolve transações financeiras substanciais. Os hackers podem tentar realizar fraudes financeiras, como falsificação de transferências bancárias, manipulação de contas ou acesso não autorizado a sistemas de pagamento.

Interrupção de Operações: A interrupção das operações de uma empresa de construção civil devido a um ataque cibernético pode resultar em atrasos nos projetos, custos adicionais devido a multas contratuais e uma perda de confiança por parte dos clientes.

Esses são apenas alguns pontos que destacamos, mas existem outros como vazamento de dados pessoais, ameaças internas, espionagem industrial e mais. 

Recomendações de cibersegurança para construção civil

Para enfrentar os desafios, recomenda-se que as organizações adotem uma solução de proteção de endpoints abrangente e integrada. Há muitas vantagens em dispor de uma solução integrada, pois ela capacita as empresas com uma estratégia proativa de cibersegurança que detecta e reage a ameaças externas. 

Uma solução integrada também permite que as empresas de construção civil e outros segmentos protejam seus dados e fechem lacunas, como a falta de uma equipe de cibersegurança experiente ou o tempo e os recursos necessários para gerenciar várias soluções complexas de cibersegurança. Entre canteiros de obras espalhados por diversas localidades, unidades de venda e filiais podem surgir muitos riscos, incluindo ransomware na construção civil. 

Além da implementação da solução integrada certa, as empresas podem identificar agentes para realizar backups de segurança regulares de endpoints críticos com o objetivo de satisfazer expectativas de continuidade durante um possível evento de ransomware. 

Equipes dentro de organizações ligadas à construção civil podem criar alinhamento com políticas de segurança e iniciativas para proteger dados contra violações ou roubo. Para proteger ainda mais os ativos, os líderes de segurança podem oferecer cursos de treinamento na própria empresa para instruir os funcionários sobre as mais recentes tendências da cibersegurança, como identificar uma ameaça à segurança e como prevenir um ataque de ransomware na construção civil.

Solução para enfrentar os desafios no segmento

Em resumo, é importante identificar, proteger, detectar, responder e recuperar dados. Com o apoio da tecnologia, unindo ferramentas avançadas e expertise de profissionais, isso é possível. 

Empresas que buscam otimizar seus negócios e expandir, podem contar com as soluções do kit obra de TI da BTO adequadas ao momento atual. Juntos vamos construir uma sólida base para que, em breve, você também esteja no topo, afinal, as construtoras e incorporadoras que adquirem o kit obra estão entre as 100 maiores segundo o ranking Intec

Esse é o resultado de quem opta por focar em seu core business e permite que a BTO entregue as melhores soluções relacionadas à infraestrutura e segurança de TI para o setor de construção civil.